(43) 3345-1087 / Whatsapp (43) 9 8477-1087

Buenos Aires

Apesar de serem países próximos, o Brasil e a Argentina
se distanciam consideravelmente nas questões culturais.
Com hábitos diários muito característicos, Buenos Aires
é comparada a capitais européias no seu estilo de vida.
Uma boa dica é buscar na internet algumas informações
sobre os costumes locais antes de sua chegada.

A cidade possui atividades educacionais, acadêmicas e
culturais, restaurantes, museus, passeios, compras, vida
noturna e muito mais.

Com uma população de cerca de 3 milhões de pessoas
e um total de 14 milhões de pessoas contando toda
área metropolitana Buenos Aires sempre foi uma cidade
de portas abertas. Os seus habitantes são chamados
“portenhos”, gentilício que faz referência à condição
portuária da cidade. O habitante da província de Buenos
Aires é chamado “bonaerense”.

Informações gerais para viajar a Buenos Aires, ARGENTINA

Buenos Aires é uma cidade fascinante e amigável com os estrangeiros. As atividades educacionais, acadêmicas e culturais, restaurantes, museus, passeios, compras, vida noturna e muito mais para descobrir em Buenos Aires.

População

A população de Buenos Aires é de cerca de 3 milhões de pessoas. A população total da cidade e área metropolitana,é de 14 milhões de pessoas. Buenos Aires sempre foi uma cidade de portas abertas.Os seus habitantes são chamados “portenhos”, gentilício que faz referência à condição portuária da cidade. O habitante da província de Buenos Aires é chamado “bonaerense”.

Qual é o melhor documento para ingressar na Argentina?

De acordo com as normas de acordos do Mercosul, os brasileiros não precisam de passaporte para entrar na Argentina. Apenas com o seu RG original e em bom estado e com data de expedição inferior a 10 (dez) anos, você pode ingressar no país.

Eletricidade e Voltagem

A corrente elétrica na Argentina é de 220 volts, 50 ciclos de corrente alternada. As tomadas têm 2 orifícios cilíndricos ou 2 orifícios chatos mais um de descarga a terra. Convém adquirir no comércio de Buenos Aires um adaptador para estas tomadas.
 

Clima em Buenos Aires

O clima de Buenos Aires é agradável o ano inteiro. A temperatura média anual de 18º faz com que sejam escassos os dias de calor e frio intensos, permitindo passear pela cidade em qualquer época do ano.
 
O mês mais frio é julho. E embora não ocorram geadas é preciso sair com um agasalho de lã, uma jaqueta ou um sobretudo e cachecol. No inverno o frio é moderado durante o dia, mas durante a noite a temperatura baixa muito.
 
No verão, o calor é úmido. As manhãs são quentes, faz muito calor ao meio-dia e nas primeiras horas da tarde. À noite, a temperatura desce levemente, e por isso se usa roupa fresca e leve, sem necessidade de usar agasalhos.
 
As estações mais chuvosas são o outono e a primavera (de março a junho e de setembro a dezembro). Geralmente são chuviscos ou chuvas breves que não impedem o desenvolvimento normal das atividades e permitem sair, levando um guarda-chuva ou uma capa.
 
Nos dias ensolarados do outono e da primavera as manhãs são frescas, a temperatura sobe de maneira agradável ao redor do meio-dia e desce pela noite.

Bancos e Troca de Dinheiro

Não faça câmbio no aeroporto. As taxas são muito baixas. Evite trocar dinheiro na rua.
 
Bancos: abrem às 10 e fecham às 15h. É possível fazer extrações de dinheiro e outras transações nos caixas eletrônicos, que funcionam durante as 24 horas. Para trocar dinheiro em bancos e casas de câmbio devem apresentar um passaporte.

Travelers Cheques e Envio de Remessas Internacionais

O melhor lugar para mudar de cheques de viagem é a sede da American Express: Arenales 707 (Plaza San Martín) centro de Buenos Aires. Para enviar remessas sem usar cartão de crédito ou débito somente com o uso da carteira de Identidade ou passaporte, vá até a agência de seu Banco e consulte seu gerente. Se seu Banco for Banco do Brasil o nome da transação é Western Union, e se for Banco Itaú o nome da transação é Money Grand.
 
Na agência central você poderá retirar o valor recebido em dólares ou pesos (moeda local) com um limite máximo mensal de até U$3.000. Em todas as agências de correio existe um posto de serviço do Western Union, mas nesse caso, a retirada é sempre em pesos (moeda local).Existem também outras formas rápidas e mais econômicas de receber as remessas na Argentina.

Viajar de ônibus na cidade de Buenos Aires

Para viajar de ônibus na cidade você precisa de moedas, ou de um cartão que deve ser recarregado nas estações de Subte (Metrô). Não aceitam notas.  Os ônibus de Buenos Aires são um meio de transporte econômico (bilhetes desde  AR$ 1,20),  embora possa ser menos eficiente nos dias de engarrafamento no centro. No entanto, a malha de ônibus é extensa e serve a toda a cidade. Os ônibus circulam durante todo o dia, diminuindo de frequência depois das dez da noite.
 
A tarifa é cobrada no interior do veículo por trecho percorrido pelo passageiro e não marcada com tarifa única, quando ingressar deve informar o destino pelo qual terminará seu percurso, logo após depositar no moedeiro a quantidade de moeda correspondente. Esta máquina oferece o troco necessário. Guarde este ticket, pois ele é um comprovante, caso ingresse o fiscal da companhia os passageiros que não o apresentem serão conduzidos à empresa e sancionados perante as normas da Lei.

Agenda da Cidade

Permite organizar um programa de atividades conforme o gosto pessoal. Informação detalhada dos espetáculos que são oferecidos na cidade. Para conhecer toda a oferta turística e cultural é preciso dar uma olhada na agenda do web site da cidade ou na seção de espetáculos e no suplemento especial Cultura BA do jornal Página 12. Você pode conseguir grátis o suplemento nos centros de informações.
 
Os cartazes verdes com o escudo da Cidade estão bem visíveis nas calçadas e dão informação sobre os espetáculos que são organizados pela Secretaria de Cultura: são de alto nível, gratuitos ou com preços muito acessíveis.
 
Nas listas que são colocadas, embaixo do nome de cada teatro, museu ou centro cultural consta um telefone e um endereço para contato por via eletrônica. Alternativa é se dirigir ou telefonar para os centros de informação turística da Cidade.

Passeios em Buenos Aires

Tigre e Delta, Cemitério da Recoleta, Bosques de Palermo, Rua Caminito em La Boca, Hipódromo de Palermo, Livraria Ateneo, Teatro Colon, Cidade de La Plata, Feira de San Telmo, Tierra Santa, Jardim Japonês, Jardim Zoológico, Museu da Ciência, Parque da Costa, Temaikén, Museu das Crianças, Colonia - Uruguai

Show de tango em Buenos Aires

Señor Tango, Esquina Carlos Gardel, La Ventana, Tango Porteño, Piazzolla Tango, El Viejo Almacén, Sabor a Tango, El Querandí, Madero Tango

Compras em Buenos Aires

Centros Comerciais, Shoppings e Lojas, Feira da Recoleta, Feira de Palermo Soho, Feira de Mataderos, Guia de compras em Buenos Aires, Preços em Buenos Aires, Museus em Buenos Aires, Aeroportos e Transfers, Porto de Cruzeiros, Restaurantes, Noite em Buenos Aires, Mapa da Cidade, Atividades Imperdíveis, Dicas de Viagem, Cafes em Buenos Aires, Feiras e Mercados, Passeios para as Crianças em parques, cinemas e ambientes esportivos.

Segurança

Buenos Aires é uma cidade tranquila para os estrangeiros, mas vale a pena tomar algumas precauções para evitar problemas.
 
1. Cuidado com os taxistas que costumam repassar notas de Pesos falsas. Procure sempre pagar com notas "baixas"... de 10, 20 pesos, evitem pagar com notas de 100 e 50, pois muitos passam notas falsas no troco.
2. Não deixar sacolas e bolsas penduradas em cadeiras ou lugares públicos.
3. Em lugares movimentados (Calle Florida, mercados, etc) tenha cuidado com bolsas.
4. Evite trocar dinheiro na rua.
5. Evite shows oferecidos na Rua Florida e no centro.
6. Cuidado com a bagagem no aeroporto e terminais de ônibus.

Telefones e endereços úteis

Delegacia do Estrangeiro
Atende consultas em inglês, italiano, francês, português e ucraniano.
 
Corrientes 436
4346 5748 / 0800 999 5000
 
Defensoria do Estrangeiro
Telefono 4302 7816
 
Saúde
O serviço de ambulâncias para emergências (SAME) é gratuito.
 
Telefono: 107 Ligação gratuita
Os hospitais públicos que estão à disposição do estrangeiro atendem urgências durante as 24 horas do dia de forma gratuita.
 
Consulado e embaixada do Brasil
Carlos Pellegrini 1363
Telefono: 4515 6500
diversos@interprov.com.ar
www.brasil.org.ar
Segundas a sextas das 9 às 13.